segunda-feira, 13 de abril de 2009

Urbanismo e Mobilidade

Desde os nossos antepassados, a construção sofreu uma grande evolução.
Antigamente as casas eram em geral mais pequenas, as paredes eram feitas de pedra que eram aplicadas com barro, para que estas tivessem alguma consistência e pudessem resistir ao passar dos anos. Os compartimentos não eram muitos, uma cozinha e dois quartos. A cozinha por sua vez era em geral grande, onde havia uma enorme lareira, pois era aqui que a família se reunia ao serão para conversar e fazer os trabalhos domésticos, aproveitando a lareira para se aquecerem e terem alguma luz porque antigamente não havia electricidade. Os quartos existentes, um era do casal e o outro dos filhos, casa de banho não havia. Interiormente as casas eram divididas em madeira, os pisos normalmente eram dois, e o que os dividia era igualmente madeira. O piso inferior, era utilizado como armazém bem como habitação para os animais, e ao mesmo tempo o calor corporal destes ajudavam a aquecer o piso superior (piso de habitação).
A armação dos telhados, era também feita em madeira, suportadas por grandes traves. A telha numa primeira fase era só de capa (telha Mourisca), para a fixar tinham de lhe por pedras em cima, alguns anos mais tarde apareceu uma outra telha (telha Marselha), esta com mais consistência, oferecendo melhor isolamento a nível do telhado. Na generalidade no exterior as casas tinham grandes alpendres ou varandas, onde no verão toda a família aproveitava para se refrescar, estes também tinham outro tipo de utilidade como por exemplo: a parte inferior destes alpendres ou varandas eram utilizados como sequeiros para manter a lenha e outros materiais abrigados da chuva, a parte superior era utilizada para secar frutos tais como: Milho, figos, abrunhos, e etc.
As porta e as janelas destas, também eram feitas de madeira e com vidros muito finos, conferido-lhe um fraco poder de isolamento deixando passar o frio.
Hoje em dia a construção é bem diferente, as casas são maiores, tem mais compartimentos, muitas vezes em número exagerado, e os materiais utilizados são de melhor qualidade. No que diz respeito à arquitectura, pensa-se mais na beleza exterior bem como na funcionalidade e acessibilidades. Na concepção destas, os materiais utilizados são mais seleccionados tendo em conta a sua resistência e isolamento térmico e acústico. As paredes exteriores são duplas, levando no seu interior placas isolantes tais como: lã de vidro, lã de rocha, casca de coco, wallmate, etc. As divisões interiores são feitas em pladur, sendo este material mais leve e quente, oferecendo um melhor acabamento estético. O telhado é feito da mesma maneira da divisão de pisos, (placa de betão), e por baixo da telha (telha universal ou capa e caleira) leva placas de isolamento térmico (roofmate). Hoje praticamente em todas as casas, existe aquecimento central oferecendo um maior conforto a quem lá habita. Mas nesta vertente o mercado oferece vários tipos de aquecimento, uns mais poluentes e outros mais ecológicos tais como: aquecimento a gás, a lenha, a gasóleo, a electricidade, a casca de amêndoa, vaga de azeitona e agora também há um tipo de aquecimento mais ecológico (aquecimento por painéis foto-voltaicos). Este tipo de painéis, são capazes de produzir energia suficiente para aquecimento e utilização em geral para uma habitação. No que diz respeito a portas e janelas, estas são mais isoladas e feitas de materiais mais resistentes, as janelas são feitas com vidros duplos confiscando-lhe um maior poder térmico e acústico.

Nenhum comentário: